Com 28% de umidade relativa, SP decreta atenção por tempo seco
(do Terra) A Defesa Civil municipal de São Paulo decretou estado de atenção em toda a capital paulista às 13h27 desde domingo, em decorrência do tempo seco. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da prefeitura, a cidade registrava 28% de umidade relativa do ar por volta das 15h, com termômetros marcando 33°C nas regiões da Penha, na zona leste, e em Santo Amaro, na zona sul.
Nos meses em que ocorrem poucas chuvas é comum que a umidade do ar fique reduzida, o que causa um aumento nos níveis de dióxido de enxofre e material particulado, devido às piores condições de dispersão. Isso propicia o surgimento ou agravamento de doenças respiratórias, cardiovasculares e oculares.
As principais recomendações para períodos em que a umidade fica abaixo dos 30% são evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h; umidificar o ambiente com vaporizadores; permanecer à sombra e beber bastante água. Sem as medidas preventivas, algumas pessoas - sobretudo idosos e crianças - podem sofrer com o ressecamento de mucosas do nariz e da garganta, dificuldade para respirar, tosse e irritação nos olhos, além da piora das doenças respiratórias.
A Defesa Civil alerta ainda às pessoas para que não coloquem fogo em terrenos baldios e vegetação seca, pois a baixa umidade relativa do ar pode aumentar as chances de incêndio nas pastagens e florestas.
Previsão
Entre o final da tarde e a noite desde domingo, a entrada da brisa marítima alivia um pouco o calor, mas sem expectativa de chuva para hoje. Na segunda-feira, a semana começa com muito sol e temperaturas bastante elevadas para a época do ano. O ar quente e seco provoca o acentuado declínio da umidade relativa do ar, especialmente nas horas mais quentes do dia, alcançando valores críticos - ou seja, abaixo dos 30%. Não há previsão de chuva e existe a possibilidade de novo recorde de temperatura máxima para este inverno. Os termômetros variam entre mínimas de 18°C e máximas de até 34°C.
0 comentários