Santorum ficaria em terceiro em New Hampshire, mostra sondagem



(do UOL) O pré-candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos Rick Santorum está ganhando terreno no Estado de New Hampshire, mas o rival Mitt Romney ainda mantém uma forte liderança dias antes da primária estadual.

Santorum, ex-senador pela Pensilvânia que terminou logo atrás de Romney na disputa pela indicação do Estado de Iowa, nesta semana, subiu para o terceiro lugar entre os eleitores das primárias, segundo uma pesquisa de intenção de votos da 7 News/Suffolk University divulgada nesta quinta-feira.

Ele está na frente do ex-presidente da Câmara dos Deputados Newt Gingrich e do ex-governador do Estado de Utah Jon Huntsman.

Mas com o apoio de apenas 8% dos eleitores entrevistados entre 3 e 4 de janeiro, Santorum está bem atrás de Romney, o ex-governador do vizinho Estado de Massachusetts, que tem 41% de apoio. Romney obtinha 43% de apoio no dia anterior, enquanto Santorum estava com 6%.

"Obviamente, Mitt Romney tem 40% nas pesquisas, e as chances de obter uma vantagem de 35 ou 40 pontos em cinco dias serão bem limitadas, mas esperamos disparar nas pesquisas e mostrar que somos a candidatura com força no momento, e vamos seguir assim na Carolina do Sul", disse Santorum a jornalistas em Manchester, New Hampshire, depois de falar com um grupo cívico local.

Romney está há tempos na liderança em New Hampshire e seu desafio é manter isso depois da disputa na região da Nova Inglaterra, quando a votação vai para Estados sulistas mais conservadores.

APOIO

O senador pelo Estado do Arizona John McCain, candidato republicano na disputa presidencial de 2008, sugeriu isso ao aparecer ao lado de Romney na noite de quarta-feira, depois de endossar seu rival de quatro anos atrás.

"O que vocês precisam fazer, estou lhes pedindo, é garantir que o enviarão para a Carolina do Sul com tamanha força que não poderá ser parado", disse McCain aos eleitores.

O congressista do Texas Ron Paul ficou em segundo na pesquisa, com 18% dos votos, em relação a 14% no dia anterior. Gingrich e Huntsman tiveram cada um 7% dos votos, estando ainda 17% dos eleitores indecisos.

A pesquisa foi feita em 3 e 4 de janeiro com entrevistas por telefone com 500 prováveis eleitores nas primárias republicanas, A margem de erro é de 4,4 pontos percentuais.
Categorias:

0 comentários