Obama felicita judeus pela Páscoa e lembra atentados de Toulouse

(do Terra) O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama,
felicitou os judeus pela Páscoa, relembrou os
atentados sofridos por esse povo ao longo da
história e o recente caso na região de Toulouse
(França), em um vídeo divulgado nesta sexta-
feira pela Casa Branca.
"A história do Êxodo tem milhares de anos, mas
continua sendo pertinente. Ao longo da nossa
história houve sempre aqueles que se
concentraram em fazer mal ao povo judeu, fato
que lembramos dolorosamente há algumas
semanas em Toulouse", disse Obama no vídeo.
O presidente se referiu assim aos atentados
cometidos em março em Toulouse e na
localidade de Montauban pelo francês de origem
argelina Mohammed Merah. O terrorista matou
sete pessoas em nome da Al Qaeda, e alguns dias
depois foi abatido por forças de segurança.
Obama disse ainda que na Páscoa judaica,
quando é lembrada a saída do povo de Israel do
Egito, "os judeus de todo o mundo renovam sua
fé de que a liberdade prevalecerá em última
instância sobre a tirania".
Segundo uma recente pesquisa, 62% dos judeus
apoiam Obama na reeleição de novembro, frente
a um candidato republicano ainda a ser definido.
Nas eleições de 2008, Obama obteve cerca de
80% dos votos de judeus, em disputa com o
republicano John McCain. Nesta sexta, o
presidente deverá participar da celebração da
Páscoa na Casa Branca, da mesma forma que fez
em anos anteriores.

Categorias:

0 comentários