(do Terra) O ministro da Fazenda, Guido
Mantega, será investigado por
omissão no esquema de fraude
comandado pelo ex-presidente da
Casa da Moeda Luiz Felipe Denucci.
A Procuradoria da República no
Distrito Federal acatou
representação de senadores da
oposição e da base aliada e abriu
apuração preliminar sobre o caso.
O pedido foi instaurado na última
quinta-feira, mas a notícia só foi
divulgada nesta segunda-feira. A
investigação será conduzida pelo
procurador Júlio Carlos Schwonke,
titular do 3º Ofício de Patrimônio
Público. O procedimento
preparatório tem 90 dias para ser
concluído, podendo ser prorrogado
por igual prazo. Se os trabalhos não
forem concluídos no prazo, o
Ministério Público abrirá inquérito
civil, que tem até um ano para ser
concluído.
A investigação do ministro da
Fazenda havia sido pedida pelos
senadores Demóstenes Torres
(DEM-GO), Álvaro Dias (PSDB-PR),
Aloysio Nunes (PSDB-SP), Pedro
Taques (PDT-MT), Jarbas
Vasconcelos (PMDB-PE) e Randolfe
Rodrigues (Psol-AP). No último dia
16, o procurador-geral da República,
Roberto Gurgel, havia encaminhado
a representação à Procuradoria da
República no Distrito Federal.
Exonerado da Casa da Moeda no
fim de janeiro, Denucci ocupava o
cargo desde 2008 e é acusado de
operar um esquema de remessas
ilegais de recursos para paraísos
fiscais. O dinheiro viria de contratos
de fornecedores de serviços à
estatal, subordinada ao Ministério
da Fazenda. Na ocasião, Mantega
chegou a admitir ter tomado
conhecimento das denúncias em
2010, mas considerado as
acusações "sem fundamento".


.png)
0 comentários