Senado dos EUA votará intervenção na Síria no dia 11 de setembro

Harry Reid, líder dos democratas no Senado, cmainha para sessão sobre a Síria (foto do dia 6 de setembro) Foto: AP
Harry Reid, líder dos democratas no Senado, cmainha para sessão sobre a Síria (foto do dia 6 de setembro)
Foto: AP
Uma primeira votação no Senado americano sobre o projeto de resolução que autoriza o presidente Barack Obama a intervir militarmente na Síria acontecerá quarta-feira, anunciou o líder da maioria democrata, Harry Reid. A votação, que vai dar uma ideia do apoio da classe política americana à intervenção, é o primeiro e indispensável passo para dar continuidade ao debate, para a apresentação de emendas e para uma eventual aprovação definitiva da resolução, o que poderá acontecer até o final da semana no Senado.

A resolução aprovada pelo Comitê de Relações Exteriores do Senado na última quarta-feira prevê limitar a 60 dias, prorrogáveis por mais 90, qualquer intervenção militar na Síria, e proíbe o presidente de enviar tropas terrestres.

Em caso de tentativa de obstrução por parte da minoria republicana, os democratas terão que obter uma maioria qualificada de 60 votos, ao invés de uma maioria simples de 51 de um total de 100 votos. Dos 100 senadores, 24 declararam ser favoráveis a uma intervenção na Síria, 20 contra e 56 permanecem indecisos, de acordo com um contagem do New York Times. O grupo democrata (52 senadores democratas e dois independentes) está dividido e terá, em todo os caso, que conseguir o apoio dos republicanos para que a resolução possa ser adotada.

Já a Câmara dos Representantes, controlada pelos republicanos, não anunciou um calendário para a votação, enquanto os republicanos preveem que o processo será realizado "dentro de duas semanas".
Categorias: ,

0 comentários