Alemanha: resultado final confirma ampla vitória de Merkel com 41,6%

A primeira-ministra alemã, Angela Merkel, comemora resultados preliminares da eleição, em Berlim, na Alemanha Foto: Fabrizio Bensch / Reuters
A primeira-ministra alemã, Angela Merkel, comemora resultados preliminares da eleição, em Berlim, na Alemanha
Foto: Fabrizio Bensch / Reuters
Os resultados finais das eleições legislativas alemãs confirmaram a ampla vitória da chanceler e líder democrata-cristão, Angela Merkel, segundo os dados divulgados neste domingo pela Comissão Federal Eleitoral. A União Democrata-Cristã da chanceler e a União Social-Cristã da Baviera (CDU/CSU) somaram 41,5% dos votos, um claro aumento frente a 33,8% de 2009.

O Partido Social-Democrata (SPD), principal agrupamento da oposição, obteve 25,7%, o que significa além disso um aumento, embora mais leve, com relação aos 23% das legislativas anteriores. Também estarão na nova câmara a Esquerda, com 8,6% (em 2009 obtiveram um 11,6%) e os Verdes, com 8,4% (contra 10,7% de quatro anos atrás).

O Partido Liberal (FDP), parceiro atual de Merkel, ficou em 4,8% e não terá cadeiras no novo Parlamento. Também não obtiveram representação os eurocéticos da Alternativa para a Alemanha (AfD), partido fundado há sete meses, que não conseguiu o mínimo de 5% para ter representação parlamentar e ficou em 4,7%.
EFE
Categorias: ,

0 comentários