Quase 700 candidatos tentam disputar eleições presidenciais no Irã

Um total de 686 aspirantes a candidatos se inscreveram nos cinco dias de registros para as eleições presidenciais de 14 de junho
Um total de 686 aspirantes a candidatos se inscreveram para disputar a presidência do Irã em 14 de junho, segundo informou neste sábado o site do Ministério do Interior. Esse número foi alcançado apenas nos cinco dias de registros para as eleições presidenciais.

Dos registrados, 656 são homens e 30 mulheres, com idades compreendidas entre 19 e 87 anos, segundo a mesma fonte, e entre eles será eleito o sucessor do atual presidente, Mahmoud Ahmadinejad, que está no segundo mandato consecutivo de quatro anos, como permite a Constituição.

Quase três quartos dos aspirantes cursaram universidade e quatro deles são religiosos formados nos seminários muçulmanos xiitas do país, de acordo com o site do ministério, departamento encarregado da organização das eleições.

Após os cinco dias de inscrição, o Conselho de Guardiães da Revolução, formado por 12 clérigos e jurisconsultos muçulmanos xiitas de alta categoria, que supervisionam a vida política do país, revisarão os expedientes dos candidatos e, com seu poder de veto, decidirão quem pode concorrer ao pleito.

Para a revisão dos expedientes, o Conselho de Guardiães tem cinco dias, prorrogáveis por mais outros cinco, até 21 de maio, e, posteriormente, os candidatos admitidos terão três semanas para sua campanha, que terminará 24 horas antes da abertura das urnas, em 14 de junho.
EFE
Categorias:

0 comentários