A Polícia Militar Rodoviária do Paraná interceptou, na manhã deste sábado, um ônibus com 11 imigrantes ilegais vindos de Bangladesh. A ação aconteceu durante a Operação Fronteira Oeste, na região de Iporã, no Oeste do Estado. Segundo os policiais, o veículo foi abordado e, ao ser vistoriado, foi constatada a presença dos 11 estrangeiros, que não possuíam autorização para entrar no Brasil. De acordo com a polícia, eles possuíam apenas passaporte boliviano.
A Polícia Militar então entrou em contato com a Polícia Federal, que informou que os clandestinos entraram no Brasil, provavelmente, com o intuito de trabalhar em empresas do ramo frigorífico de frangos. Eles estariam, na verdade, solicitando refúgio no Brasil, com a permissão para trabalhar no País.
De acordo com a Polícia Federal, o bom momento da economia brasileira vem atraindo estrangeiros de várias partes do mundo. Após o trabalho de identificação, todos os 11 imigrantes tiveram seus passaportes fotocopiados, foram fotografados e orientados a procurarem a Polícia Federal, para que possa ser resolvida a situação no Brasil, sendo permitida ou não a permanência dos mesmos em território brasileiro. Após o procedimento, os imigrantes foram liberados para seguir viagem.
Após a liberação dos clandestinos, o bengalês legalizado no Brasil Mchammad Khayrul Islam compareceu à delegacia e disse que transportaria o grupo até a cidade de Cruzeiro do Oeste, também no Paraná. Khayrul seria um “coiote”, uma espécie de agenciador dos imigrantes em solo brasileiro.
0 comentários