EUA: passagem de novo tornado deixa ao menos 10 mortos em Oklahoma

20 de maio - Menino é resgatado dos escombros da escola primária Plaza Towers em Moore, no Estado do Oklahoma Foto: AP
20 de maio - Menino é resgatado dos escombros da escola primária Plaza Towers em Moore, no Estado do Oklahoma
Foto: AP

O saldo da passagem de um novo e davastador tornado pela região do Estado de Oklahoma nesta segunda-feira é de pelo menos 10 mortes e um número ainda incerto de feridos, apontam os últimos primeiros da imprensa americana. Desde o fim de semana a região central dos Estados Unidos vem sendo afetada por fortes ventos, que já haviam vitimado fatalmente pelo menos seis mortos no Texas e dois no próprio Oklahoma.

O balanço prévio de 10 mortos foi informado pelas redes CNN e NBC, com base em fontes oficiais ligadas ao resgate e atendimento dos feridos. Imagens da transmissão do canal KFOR mostram a cidade de Moore, no subúrbio de Oklahoma City, completamente devastada. Equipes de socorristas trabalham nos escombros, e o número de mortos - entre os quais haveria pelo menos uma criança - pode aumentar.

As imagens captadas pela KFOR mostram a devastação causada pelo tornado, com casas e escolas seriamente danificadas. Veem-se quilômetros de áreas residenciais completamente arrasadas e nas quais há incêndios em muitas das casas, especialmente nos núcleos de Newcastle e Moore, ambos ao sul de Oklahoma City.

O Centro de Prognóstico de Tempestades da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, na sigla em inglês) informou, em relação a suas primeiras estimativas, que o tornado atingiu a categoria EF4 - a segunda mais alta -, com ventos de até 320 km/h.

Este imenso tornado chegou poucas horas depois que na madrugada de domingo outros tornados sacudiram o estado e causaram a morte de pelo menos duas pessoas, além de deixar quase 30 feridos e 300 casas destruídas. Nos últimos dias, fortes tempestades sacodem a região central dos EUA, na qual nascem os tornados, e o alerta das autoridades se estende por uma vasta área que compreende desde o Texas, ao sul, até a zona dos Grandes Lagos, ao norte.

O Serviço Nacional de Meteorologia previu pelo menos 10% de chances de tornado em partes de Texas, Oklahoma, Arkansas, Kansas, Missouri e Illinois. Em áreas de quatro outros Estados - Wisconsin, Indiana, Michigan e Iowa - a chance é de 5%. A região de maior risco inclui Joplin, no Missouri, que na quarta-feira marca os dois anos de um violento tornado que matou 161 pessoas.



Categorias: ,

0 comentários