Celular: Motorola e Nokia lideram ranking de reclamações


A fundação Procon-SP divulgou nesta terça-feira o ranking de reclamações contra fabricantes de aparelhos celular em 2012. De acordo com o órgão, a Motorola liderou a lista, com 788 reclamações no ano, seguida por Nokia (624), Samsung (567) e LG Eletronics (391).
Na comparação entre o primeiro trimestre de 2013 com o mesmo período do ano passado, a Motorola registrou alta de 16% nas reclamações, enquanto a Samsung teve um aumento de 69%, informou a fundação. Mesmo assim, a Samsung é a empresa que possui a maior porcentagem do índice de solução das reclamações, com 95%, seguida por LG (90%) e Sony (73%).
"Se em determinados países trocar um celular com defeito é algo muito simples, aqui o consumidor precisa muitas vezes recorrer a um órgão público como o Procon ou até mesmo ao Poder Judiciário", afrmou em nota Paulo Arthur Góes, diretor executivo da Fundação Procon-SP.
Operadoras
Além disso, o Procon-SP também divulgou que as reclamações quanto ao serviço prestado pelas operadoras telefonia móvel cresceu 32% no primeiro trimestre de 2013, ante o mesmo período do ano passado. A Claro lidera o ranking, com 3.772 reclamações, seguida por TIM (3.391), Oi (2.204), Vivo (1.541) e Nextel (957).
"Esta situação é decorrente da falta de investimentos adequados em infraestrutura por parte das operadoras, mais preocupadas com a oferta de novos planos", afirma, em nota, Góes.

Categorias:

0 comentários