Argentinos e britânicos têm posições bem diferentes sobre o conflito pelas ilhas Malvinas, mas ambos são bem parecidos em seu nível de desconhecimento sobre o referendo que será realizado no domingo e na segunda-feira no arquipélago.
De acordo com uma enquete feita em ambos países pela argentina Ibarómetro e pela britânica YouGov, seis de cada dez argentinos não está ciente da realização da consulta aos malvinenses sobre o status político das ilhas. A proporção de desconhecimento é quase idêntica entre os britânicos (62%).
No entanto, as posições são totalmente opostas quando foi perguntado se os moradores das Malvinas devem pronunciar-se ou não se as ilhas devem ser britânicas ou argentinas. Nesse sentido, 60% dos argentinos responderam que os malvinenses não devem ser consultados sobre esse ponto, enquanto 88% dos britânicos consideraram que os moradores devem pronunciar-se sobre o tema.
A enquete, realizada nos últimos dias 6 e 7, revelou ainda que a questão das ilhas Malvinas, sob dominação britânica e cuja soberania é reivindicada pelo país sul-americano, é mais importante para os argentinos (67% contra 53% dos britânicos).
Por outra parte, enquanto na Argentina existe certo consenso que as ilhas devem voltar a ser do país (61%), no Reino Unido 40% dos britânicos consultados acreditam que o arquipélago deve manter-se sob domínio britânico e 28% se mostrou a favor da independência das ilhas.
0 comentários