Comércio promove megaliquidações; confira 7 dicas para as compras



(do UOL) A rede Magazine Luiza promove, a partir das 5h desta sexta (6), uma megaliquidação em suas 728 lojas espalhadas pelo país. A rede promete descontos de até 70% em produtos como geladeiras, fogões, móveis e computadores, entre outros.

A Liquidação Fantástica é promovida pela empresa há 19 anos e costuma resultar em filas nas portas das lojas.

Especialistas sugerem que antes de ir às compras, no entanto, os consumidores tomem alguns cuidados. É interessante, por exemplo, comparar os preços anunciados com os valores cobrados em lojas que não estão promovendo liquidações, em lojas físicas ou na internet, para verificar se de fato as promoções valem a pena.

O site do Magazine Luiza não vai funcionar durante o dia, e só será reaberto após o fechamento das lojas, também com promoções.

Outras redes de varejo estão promovendo queima de estoques nesta primeira semana do ano. Nesta quinta (4), o Ponto Frio deu início a uma liquidação anunciando descontos de até 70% em eletrodomésticos, eletroeletrônicos e móveis.

A rede informa que estão em promoção produtos novos e também de mostruário. O site do Ponto Frio também promove uma liquidação paralelamente. A campanha vai até domingo (8).

A liquidação das Casas Bahia começou na segunda-feira (2) e também promete descontos de até 70%. Todas as linhas de produtos comercializadas pela empresa estão com descontos e a liquidação vai até o fim de semana.

O site da Casas Bahia também promove sua liquidação esta semana.

Especialistas dão dicas para fazer boas compras
As liquidações já passaram a fazer parte do calendário do comércio brasileiro nessa época do ano. Para os lojistas, é uma forma de desovar estoques; para o consumidor, uma oportunidade de economizar e fazer as compras com calma, depois da correria de fim de ano.

Antes de se deixar levar apenas pelo preço baixo, porém, o consumidor deve tomar alguns cuidados, como orienta a advogada do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) Mariana Alves.

"O início do ano é marcado por alguns gastos específicos, como matrículas nas escolas e cursos, IPTU e IPVA. Assim, antes de sair às compras nas liquidações, o consumidor deve refletir sobre o seu orçamento a fim de não sobrecarregá-lo", diz.

Mariana e a assessora técnica do Procon de São Paulo, Maíra Feltrin, listam sete dicas para quem quer aproveitar as liquidações de fim de ano sem desequilibrar o orçamento.
Categorias:

0 comentários