Obama vai visitar Israel, diz embaixador americano em Tel Aviv

(do Estadão)  TEL AVIV - O embaixador dos Estados Unidos em Tel Aviv, James Cunningham, disse nesta terça-feira, 5, que o presidente Barack Obama visitará Israel. Nenhuma data foi anunciada, contudo.

Cunningham disse ao presidente da Knesset (Parlamento israelense), Reuven Rivlin, que Obama quer visitar o país "e o fará", de acordo com o jornal local Jerusalem Post. Segundo a Efe, o diplomata disse que a viagem está nos planos do presidente, mas não revelou quando.

Mudança de ambiente

O líder do Parlamento teria dito ao diplomata, segundo a Efe, que "os israelenses têm a sensação de que o ambiente na Casa Branca mudou para pior". Segundo Rivlin, "a sensação é que Obama vê Israel mais como um peso do que como um valor estratégico".

Rivlin disse ainda que a visita de Obama ao Egito, há dois anos, "incomodou muitos israelenses", porque o presidente não esteve também em Israel. "Não se pode afastar dos sentimentos do público e tentar mudá-los com explicações", disse o político.

Cunningham deixará o cargo em breve, segundo a Efe. Ele tem atuado como embaixador dos EUA em Israel nos últimos três anos.

Categorias:

0 comentários