Personagem de filme brasileiro no Oscar tem visto negado

Fundador e presidente da Associação de Catadores de Material Reciclável do Jardim Gramacho, Sebastião Carlos dos Santos, o Tião , é um dos principais personagens do documentário Lixo Extraordinário, filme que retrata o trabalho do artista plástico Vik Muniz em um aterro sanitário.

O filme mostra Tião visitando a Inglaterra para participar de um leilão de uma das peças de Vik, no caso a que conta com o seu retrato. Agora, a intenção dos produtores era levá-lo aos Estados Unidos, onde compareceria à cerimônia do Oscar. Lixo Extraordinário disputa o prêmio de melhor documentário.

O sonho da equipe do filme e do próprio Tião pode acabar não sendo concretizado em razão da dura política de imigração dos EUA. O catador não teve seu visto de turista aprovado e com isso não pode entrar na terra do Tio Sam.

A expectativa de Muniz é de que a situação seja revertida em breve. "Ele é uma pessoa fundamental para o filme e deveria realmente ser ele a receber o Oscar", afirmou o artista. Já foi dada entrada em novo pedido de visto.

Outra notícia relacionada à Lixo Extraordinário diz respeito à retomada dos créditos do filme no Oscar por parte da O2 Filmes. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas não havia incluído a empresa de Fernando Meirelles (Cidade de Deus) no rol de produtoras do longa, mas já fez a correção

 Fonte: Adorocinema
Categorias:

0 comentários