Dilma: relação com Obama é positiva, clara e sensível

(do Terra) Após o encontro desta segunda-
feira com o presidente americano
Barack Obama, na Casa Branca, em
Washington (EUA), a presidente
Dilma Rousseff fez uma análise dos
temas abordados na reunião.
Segundo Dilma, a relação com o
presidente Obama é "positiva, clara
e sensível". A presidente ressaltou
que, apesar das divergências,
existem muitos pontos em comum
entre as duas nações. "Nossa
relação está baseada numa
cooperação forte em educação,
ciência e tecnologia e em parcerias
nos processos econômicos
internacionais", disse Dilma.
Sobre a posição do Brasil diante de
temas polêmicos, como a situação
da Síria e do Irã, a presidente não
negou a existência da divergência
com os Estados Unidos. "Falamos
numa preocupação com o Oriente
Médio e norte da África. Temos
certas divergências nisso. O Brasil
sempre dá preferência ao diálogo e
à diplomacia. Acho que foi uma
conversa muito positiva",
completou.
Entre as propostas de cooperação
entre as duas nações, Dilma
ressaltou, além dos acordos
comerciais, o incentivo de
intercâmbios entre Brasil e Estados
Unidos. "O Brasil tem interesse que
haja intercâmbio de estudantes,
pesquisa e tecnologia. Passamos
pelo mesmo processo com os Brics,
países europeus e membros da
Cúpula das Américas", falou a
presidente brasileira, que afirmou
acreditar em um avanço progressivo
na relação entre os dois países.

Categorias:

0 comentários