(do G1) As fortes chuvas que atingiram a Paraíba desde sexta-feira (15) fizeram o governo do estado decretar situação de emergência em 26 cidades. Pelo menos 28 municípios estão em estado de alerta, segundo a Defesa Civil estadual.
O governador Ricardo Coutinho convocou prefeitos das cidades atingidas para uma reunião nesta segunda-feira (18) no Palácio da Redenção, em João Pessoa, em que deverão ser discutidas medidas para prevenir e disponibilizar recursos para reparar a destruição provocada pelas inundações.
O governo do estado divulgou que, em média, caíram nas cidades atingidas cerca de 250 milímetros de chuva neste fim de semana – o que era esperado para todo o mês de julho. A previsão para esta semana é de que a chuva continue forte na região.
Até o momento não há informações sobre mortos ou feridos. Os dados sobre desabrigados no estado ainda não estão contabilizados mas, apenas na cidade de Rio Tinto, há pelo menos 500 pessoas desabrigadas e outras 200 desalojadas, diz a Defesa Civil.
Os bombeiros informaram que há registros de quedas de pontes e desmoronamentos em estradas e a Defesa Civil trabalha para retirar famílias de áreas de risco.
A BR-101, que liga Paraíba a Pernambuco, foi fechada no domingo (17) por causa dos alagamentos, mas foi liberada na manhã desta segunda.
Na região de João Pessoa, a Estação Elevatória de Marés está inundada, o que ocasionou a interrupção do abastecimento de água para 28 bairros da capital e outros dois municípios, segundo o governo. Também atingida pela enchente, outra estação de bombeamento de água corre riscos de parar.
O governo pediu que a população economize água nos próximos três dias e criou postos para recolhimento de roupas, comida e donativos para os desabrigados.


.png)
0 comentários