Governo confirma convite e Desmond Tutu irá a funeral de Mandela

O arcebispo sul-africano Desmond Tutu saúda o público no FNB Stadium, durante velório de Mandela Foto: AP
O arcebispo sul-africano Desmond Tutu saúda o público no FNB Stadium, durante velório de Mandela
Foto: AP
O Prêmio Nobel da Paz sul-africano Desmond Tutu assistirá ao funeral de Nelson Mandela, segundo um comunicado de sua assessoria divulgado neste sábado, depois de ter cancelado sua viagem a Qunu por não ter sido convidado. "O arcebispo emérito Desmond Tutu viajará a Qunu amanhã cedo para assistir ao funeral de Tata", disse a assessoria do clérigo anglicano em uma breve declaração.

Um porta-voz do governo afirmou, neste sábado, que o prelado figurava entre a lista de convidados. Desmond Tutu, 82 anos, critica frequentemente ações do presidente Jacob Zuma, especialmente os escândalos de corrupção e o fracasso na tentativa de reduzir as desigualdades. 

Mandela morre aos 95 anos
​Nelson Mandela morreu na noite de 5 de dezembro. Há meses ele combatia uma infecção pulmonar. Logo após o presidente sul-africano, Jacob Zuma, anunciar oficialmente o falecimento, líderes mundiais prestaram homenagem ao principal líder da luta contra o apartheid na África do Sul. A presidente Dilma Rousseff lembrou Mandela como a principal personalidade do século XX. O americano Barack Obama disse que Mandela "conseguiu mais do que se poderia esperar de qualquer homem".

No dia seguinte, jornais de todo o mundo repercutiram a notícia da morte em suas páginas. Milhares de sul-africanos se reuniram em frente a suas residências, ou em lugares que ele morou, para homenagearem o heroi nacional. No início da tarde, o presidente Zuma confirmou que a programação do funeral de Mandela durará 10 dias. Ele será enterrado em seu vilarejo natal, Qunu, no dia 15 de dezembro.
AFP
Categorias: ,

0 comentários