Coreia do Norte lança foguete de longo alcance
A Coreia do Norte lançou nesta quarta-feira (11) um foguete de longo alcance, informam as agências internacionais de notícias, com base na “Yonhap”.
O governo do Japão e o ministério sul-coreano da Defesa.também confirmaram o lançamento, que teria partido do litoral oeste da Coreia do Norte.
Os norte-coreanos dizem que o foguete carrega ao espaço um satélite e informou que o plano de voo levaria a aeronave a passar sobre ilhas do sul do Japão, perto de Okinawa.
O lançamento vinha sendo condenado por Estados Unidos, Coreia do Sul, Japão e Rússia, que desconfiam que o evento é um teste para o desenvolvimento de um míssil balístico capaz de transportar uma ogiva nuclear.
A Coreia do Norte havia prorrogado o prazo para o lançamento de um foguete de longo alcance, após descobrir uma “deficiência técnica”. “Engenheiros encontraram uma deficiência técnica no módulo de controle de motor da primeira fase do foguete, que carrega o satélite, e decidiram prorrogar o período de lançamento do satélite até 29 de dezembro”, afirmara há uma semana um porta-voz da agência espacial norte-coreana, segundo a agência de notícias “KCNA”.
A Coreia do Norte está proibida de realizar teste nuclear ou com mísseis por resoluções da ONU impostas em 2006 e 2009, depois que o país realizou testes nucleares. Um terceiro lançamento de foguete, em abril, fracassou.
O país insiste que este lançamento tem como objetivo apenas colocar um satélite meteorológico em órbita.
Mas acredita-se que o Norte está desenvolvendo um míssil intercontinental com alcance de mais de 6.700 km, que teria a capacidade de atingir os EUA.
0 comentários