Média de juros de empréstimo pessoal e cheque especial caem
(do Terra)O Procon-SP realizou pesquisa com as taxas de juros cobradas por sete instituições bancárias no País no último dia 5. Empréstimo pessoal e cheque especial, na média, apresentaram reduções em relação ao mês anterior, aponta o órgão. Dos sete bancos pesquisados, três reduziram as taxas de empréstimo pessoal e quatro reduziram as do cheque especial.
A taxa média cobrada pelos bancos para empréstimo pessoal foi de 5,35% ao mês, 0,01 ponto percentual abaixo da média cobrada em outubro, que foi de 5,36% ao mês. Já o cheque especial ficou com média de 7,92% ao mês - queda de 0,08 ponto percentual em relação ao mês anterior, quando estava em 8% ao mês.
Para tanto, a entidade considerou período de 12 meses para o empréstimo pessoal e de 30 dias para o cheque especial. A entidade diz que a decisão do Banco Central de reduzir a taxa básica de juros, Selic, em 0,25 ponto percentual na última reunião (em 10 de outubro) impactou o mercado. A Selic passou de 7,5% para 7,25% ao ano.
"Mesmo com a taxa básica em declínio e a grande oferta de crédito, o consumidor continua destinando boa parte de seu rendimento para o pagamento de juros", diz o Procon-SP. "A contratação de crédito deve ser planejada e as parcelas do empréstimo devem ser computadas no orçamento, de modo que não inviabilize o pagamento de outras despesas. É importante também evitar a contratação de várias modalidades de financiamento ao mesmo tempo, fato que pode levar à inadimplência", orienta a instituição.
0 comentários