Cerca de 20 espetáculos teatrais serão apresentados durante as 24h Foto: Divulgação / Divulgação |
Teatro Carlos Gomes abre portas e cortinas para 24h de arte em Blumenau
Enxame cultural invadirá auditórios, sacada, corredores, escadas e praça do Carlos Gomes dias 18 e 19 de agosto
(do Santa) Como num ataque de abelhas, a arte vai invadir as instalações do Teatro Carlos Gomes nos dias 18 e 19, durante 24h seguidas de atrações culturais. Porém, ao invés de fugir de um enxame de abelhas, o público se encantará com uma colmeia de arte. O projeto Colméia traz gratuitamente música, teatro, dança, cinema, literatura e artes visuais aos ouvidos, olhos e corações da plateia. O início das apresentações, que estarão espalhadas nos auditórios, sacada, corredores, escadas e praça do Carlos Gomes, será às 18h do dia 18 de agosto.
Ao todo, cerca de 450 artistas de Blumenau, Indaial, Timbó, Florianópolis, Itajaí, Itapema e outras cidades da região se apresentam no evento. As portas e cortinas serão abertas para 32 bandas, 20 espetáculos teatrais e 40 apresentações de artes plásticas e audiovisuais, entre curtas-metragens, documentários e filmes, além da literatura e murais de poemas. A expectativa é consolidar o projeto Colméia anualmente.
– A arte em geral tem pouco espaço em Blumenau. O objetivo do Colméia é formar um novo público e motivar novos produtores culturais, plantar sementes mágicas da arte – afirma Clóvis Truppel, porta-voz do Colméia.
Evento tem raízes no Nosso Inverno e Vamos Siuní
O projeto é uma extensão do Nosso Inverno que ocorreu em 2009 no Teatro Carlos Gomes também com 24h seguidas de arte pela insatisfação dos artistas com a política cultural no município e com o cancelamento, após 22 anos, do Festival de Teatro Universitário de Blumenau. Ao mesmo tempo, o Colméia é uma extensão do Vamo Siuní, que reúne um coletivo de arte na Prainha, em Blumenau.
Em 2009, cerca de 8 mil pessoas entre artistas e plateia participaram das 24h de arte no Teatro Carlos Gomes. A expectativa é manter ou ultrapassar esse número no projeto Colméia em 2012.
0 comentários