Após protesto, sul-coreano é proibido pelo COI de ir ao pódio
|
Park Jong-Woo ainda corre riscos de sanções por parte da FifaFoto: Reuters |
(do Terra) Park Jong-Woo, meia sul-coreano que foi fotografado exibindo uma mensagem política sobre um conflito territorial com o Japão, não esteve presente na cerimônia de premiação deste sábado. O jogador foi proibido de receber a condecoração no gramado, como punição pelo Comitê Olímpico Internacional (COI)
"Solicitamos que o Comitê Olímpico Nacional da República da Coreia aja com rapidez nesta questão e que o atleta não compareça à cerimônia de premiação de medalha desta tarde (de sábado)", informou o COI na manhã deste sábado, depois de anunciar a abertura de um inquérito, além de explicações dos dirigentes sul-coreanos.
O jogador de 23 anos ergueu um cartaz após a vitória de sua seleção sobre o Japão, pela disputa do bronze, na sexta-feira. Os dois países disputam um conjunto de ilhas conhecidas como Takeshima no Japão e Dokdo na Coreia do Sul, equidistante dos dois territórios.
A situação se inflamou ainda mais neste sábado, quando o Japão disse que levará o conflito territorial com a Coreia do Sul ao Tribunal Penal Internacional depois de o presidente sul-coreano, Lee Myung-bak, fazer uma visita surpresa ao arquipélago nesta semana.
Além do COI, a Fifa também proíbe manifestações políticas. Assim, o jogador também pode ser punido pela entidade que rege o futebol mundial.
0 comentários