Mariano Rajoy assume como novo premiê da Espanha
(do UOL) Mariano Rajoy, do Partido Popular (PP), de centro-direita, tomou posse como novo primeiro-ministro da Espanha nesta quarta-feira e deve anunciar em breve os nomes de seu gabinete, que terá de buscar o equilíbrio entre medidas para revigorar a economia e reduzir o déficit público.
Desde que seu partido venceu a eleição parlamentar de novembro, Rajoy não deu indicações sobre a composição do gabinete de governo. Sua vitória foi impulsionada pelo descontentamento da população com o modo como os socialistas administravam o país em meio à crise.
Na segunda-feira, Rajoy prometeu cortes drásticos nas despesas em todos os níveis do governo para reduzir o déficit. Mas como o desemprego alcança 21,5 por cento, ele também propôs cortes de impostos para empresas, em um esforço para estimular a economia, que para muitos analistas já entrou em recessão.
O Parlamento aprovou na terça-feira um voto de confiança em Rajoy, última etapa no processo de transferência de poder antes de ele ser empossado pelo rei Juan Carlos.
0 comentários