(do Terra) Túneis grandiosos atravessam
montanhas e aproximam as
pessoas, permitem chegar aonde
parecia impossível ou evitam ter de
atravessar rios ou mesmo o mar.
Possibilitam até invadir um país. Há
túneis feios e túneis lindos, há
túneis para carros, para trens, para
pedestres - e até mesmo para
trenzinhos em miniatura que levam
cartas. Mas os túneis não são obra
exclusiva de engenheiros: também
existem alguns criados pela própria
natureza. Conheça 18 túneis
surpreendentes ao redor do
mundo, selecionados pelo site da
revista especializada Popular
Mechanics.
Túnel de Laerdal, Noruega
Inaugurado em 2000, o túnel de
Laerdal é o maior túnel rodoviário
do planeta, com 24,5 km de
extensão, ligando as cidades de
Laerdal e Aurland, no litoral sul da
Noruega. Para evitar a monotonia
dos motoristas durante os cerca de
20 minutos do trajeto (e o perigo de
que eles caiam no sono), o túnel foi
projetado com uma iluminação
especial e dividido em várias partes,
dando aos condutores a sensação
de se atravessar diferentes túneis
em vez de um só.
Eurotúnel, França e Inglaterra
Também conhecido como "Túnel da
Mancha", o Eurotúnel revolucionou
os transportes na Europa ao ligar
Paris a Londres passando por baixo
do Canal da Mancha, que separa
França e Inglaterra. O túnel de 50
km, composto por três tubos (dois
tubos ferroviários e um tubo
rodoviário) começou a ser
construído em 1987 e foi
inaugurado em 6 de maio de 1994.
Túnel Zion-Mount Carmel, Estados
Unidos
A construção do túnel Zion-Mount
Carmel começou no final da década
de 1920, entre os parques nacionais
de Mount Zion e de Brice Canyon,
no estado americano de Utah, e
terminou em 1930. Ao longo dos
quase 2 km do túnel, perigoso por
suas numerosas curvas, janelas
foram talhadas na pedra, dando
belas vistas panorâmicas.
Túnel de Contrabando, México
A fronteira entre os Estados Unidos
e o México tem mais de 3.100 km
de extensão, e é frequentemente
objetivo de pessoas que querem
entrar ilegalmente nos Estados
Unidos. Uma das mais criativas
maneiras que essas pessoas
encontram é a construção de túneis.
Um dos mais complexos deles foi
descoberto em 2010, entre Tijuana,
no México, e San Diego, na
Califórnia, com 800 metros de
extensão, sistemas de ventilação,
eletricidade e até um elevador.
Túnel de Marmaray, Turquia
O túnel de Maramaray começou a
ser construído em 2004, com o
projeto de ser o primeiro a ligar
dois continentes. Atravessando o
estreito do Bósforo por baixo d'
água, entre as partes asiática e
europeia de Istambul, o túnel foi
terminado em 2009, mas seu
sistema ferroviário deverá ficar
pronto entre 2013 e 2014.
Túnel do Tâmisa, Inglaterra
Construído sob o famoso rio que
cruza a capital inglesa, o túnel do
Tâmisa foi um dos precursores no
que diz respeito à engenharia de
túneis. Com 396 metros de
comprimento, foi inaugurado em
1843 e o primeiro a passar por
baixo de um curso de água. É usado
hoje pelo metrô de Londres,
conectando os bairros de
Rotherhithe e Limehouse.
Túnel de Seikan, Japão
Concluído em 1988, o túnel
ferroviário de Seikkan liga as ilhas
japonesas de Honshu e Hokkaido,
com uma extensão de 54 km. O
túnel encontra-se 240 metros
embaixo do mar e tem sofisticados
sistemas de segurança para lutar
contra as imprevisíveis condições
geológicas e tectônicas da região.
Túnel de Yerba Buena, Estados
Unidos
A ilha de Yerba Buena é uma
pequena parcela de terra entre as
cidades de Oakland e São Francisco,
na Califórnia. Yerba Buena é
conectada com o continente por
um túnel de 25 metros de diâmetro
inaugurado em 1936, com dois
níveis que permitem a passagem de
cinco pistas de veículos.
Túneis de Infiltração, Coreia do
Norte e Coreia do Sul
Na faixa que protege o limite
territorial entre Coreia do Norte e
Coreia do Sul, conhecida como
Zona Desmilitarizada da Coreia,
foram descobertos três túneis que
partiam da Coreia do Norte, com o
objetivo de facilitar uma invasão ao
território de seus inimigos do sul. O
terceiro dos túneis chegava a
apenas 40 km da capital, Seul, e
tinha capacidade para receber até
uma divisão militar por hora.
Sistema de Túneis PATH, Canadá
Os invernos canadenses costumam
ser extremamente cruéis, com
temperaturas que raramente
passam dos 10 graus negativos em
grandes cidades. Para que seus
habitantes possam se locomover
pela cidade sem encarar o frio
extremo, a cidade de Toronto tem
um sistema de túneis conhecido
como PATH, com 25 km de extensão
e mais de 1.200 estabelecimentos
comerciais, por onde passam mais
de 100 mil pessoas diariamente.
Outras cidades, como Montreal, têm
sistemas similares, mas o de
Toronto é o maior do mundo.
Túnel Memorial Eisenhower-
Johnson, Estados Unidos
A cerca de uma hora da área oeste
de Denver, no coração das
Montanhas Rochosas, o túnel
Memorial Eisenhower-Johnson foi
inaugurado em 1973 e tem um
comprimento de 2,5 km. O túnel
chega a uma altura de 3 401 metros,
o que o torna um dos mais altos do
planeta.
Complexo de Cheyenne Mountain,
Estados Unidos
No condado de El Paso, no estado
americano do Colorado, um
complexo militar foi projetado no
auge da Guerra Fria, para proteção
contra ataques nucleares. Para
atingir o complexo, os
trabalhadores pegam um túnel de
600 metros, passando por imensas
portas de 25 toneladas no caminho.
Mail Rail, Inglaterra
Entre 1927 e 2003, os correios de
Londres transportaram suas
correspondências através de uma
rede de túneis de mais de 37 km de
extensão, usando pequenos trens
sem motorista. O Mail Rail chegou a
transportar até 4 milhões de cartas
por dia, mas acabou sendo
abandonado. Os túneis estão hoje
sem acesso do público.
Aqualine da Baía de Tóquio, Japão
O Aqualine da baía de Tóquio foi
inaugurado em 1997, em uma
mistura de túnel e ponte, por onde
corre uma estrada que comunica as
cidades de Kawasaki e Kisarazu,
com comprimento total de 15 km.
Na entrada do Aqualine, uma ilha
artificial alberga uma área de
descanso com lojas, restaurantes e
um mirador com vista para a baía.
Túnel Natural, Estados Unidos
Muito antes dos seres humanos
começarem a construir túneis para
unir dois pontos, a natureza já fazia
esse trabalho. No estado americano
de Virginia, um túnel natural deu
origem a um parque nacional, o
Natural Tunnel National Park. O
túnel, que nasceu há vários milhões
de anos, foi usado a partir de 1906
para a passagem de uma linha de
trem, evitando muito trabalho a
engenheiros e trabalhadores.
Túneis de Cu Chi, Vietnã
Gigantesco labirinto de túneis que
passa por baixo de Saigon, capital
do Vietnã, os túneis de Cu Chi foram
essenciais durante a guerra que
enfrentou o país com os Estados
Unidos. Eram usados pelos
vietcongues para se locomover e se
refugiar. Estima-se que os túneis
possam ter uma extensão de até
240 km. Hoje são uma das
principais atrações turísticas de
Saigon.
Túnel de Base de São Gotardo, Suíça
Ainda em trabalhos, o túnel de base
de São Gotardo, nos Alpes suíços,
deverá ser inaugurado em 2016,
com linhas ferroviárias de transporte
de cargas e passageiros em mais de
50 km de extensão. Ao facilitar a
passagem dos Alpes, o túnel deve
melhorar o comércio entre países
como França, Suíça, Itália e
Alemanha.
Túnel de Jiucyudong, Taiwan
Também conhecido como "túnel
das nove curvas", Jiucydong passa
dentro das montanhas do Parque
Nacional de Taroko, no leste de
Taiwan. Estreito, o túnel permite
avistar paisagens magníficas, mas
também assustadoras, através de
grandes aberturas nas rochas à
beira do abismo.
0 comentários