Curta-metragem Dicionário, inspirado em obra de Lindolf Bell, tem pré-estreia em Timbó

(do Terra) Um dos textos do artista Lindolf Bell, que radicalizou o estilo poético ao declamar em locais públicos, encantou o roteirista e diretor Ricardo Weschenfelder de Florianópolis que resolveu produziu o curta-metragem Dicionário inspirado no conto O Guarda Noturno. A produção tem estreia nesta quarta-feira às 19h30 na Casa do Poeta em Timbó, cidade natal de Bell. O curta ainda vai passar pelo Festival de Cinema de Blumenau neste domingo. Ambas as exibições terão entrada franca e são abertas ao público.

Tudo começou assim que o diretor Ricardo Weschenfelder leu o conto O Guarda Noturno, publicado em 1976, no livro Assim Escrevem os Catarinenses. Com uma atmosférica lúdica e cheia de elementos visuais o conto inspirou o diretor que após a leitura do texto resolveu que iria filmar um curta-metragem baseado na obra de Lindolf Bell.

Os textos do escritor carregam traços regionais da cultura do Vale catarinense, mas a sua potência universal é repleta de fortes imagens e mistério. E será justamente a magia destes contos do artista Lindolf Bell que serão assistidos no curta-metragem que foi filmado em Timbó e Blumenau de 19 e 22 de setembro.

De acordo com o produtor do curta Guto Lima, da Exato Segundo Produções Artísticas, de Florianópolis, a prioridade foi fazer o pré-lançamento em Timbó e depois trazer o trabalho para Blumenau após o acolhimento da cidade e de seus moradores que colaboraram para a produção do curta-metragem.

— A história do filme ocorre em Timbó e Blumenau, desde o início pensamos em estrear por aqui. Recebemos muito apoio das pessoas do Vale. Foi uma região que nos surpreendeu por valorizar o artista Lindolf Bell e estar atenta a questão cultural —ressalta Guto.

O roteiro

A história mostra um pintor de cerâmica que vira guarda-noturno da biblioteca de uma universidade recém aberta no Vale do Itajaí e descobre o mundo mágico das palavras. Na adaptação feita pelo roteirista e diretor Ricardo Weschenfelder, Vitor (Ivo Müller) passa as noites a ler o dicionário.

Ele lê as palavras e os significados, sempre focado no lado racional, mas depois de um tempo perde o sentido real e começa a fantasiar com a leitura. Daí surgem insetos, um cavalo e muita imaginação.

O curta, foi um dos 20 selecionados entre mais de mil dentro do Concurso de Apoio a Produção de Obras Inéditas de Curta-Metragem do Ministério da Cultura, e terá 15 minutos de duração.

Pré estreia do curta-metragem Dicionário - Na Casa do Poeta Lindolf Bell, na Rua Quintino Bocaiúva, 902, Bairro Quintino, em Timbó. Quarta-feira, 19h30.
Categorias:

0 comentários