USP entra para o 'top 100' das universidades de maior reputação

A Universidade de São Paulo (USP) está entre as instituições de ensino com a maior reputação no mundo. Foto: Marcos Santos/Divulgação 

(do Terra) Divulgado na noite desta quarta-feira pelo instituto britânico Times Higher Education (THE), o ranking das melhores universidades do mundo em relação à reputação coloca a Universidade de São Paulo (USP) no seleto grupo de instituições de ensino mais bem avaliadas por acadêmicos de diversos países. Listada pela primeira vez no ranking, a USP aparece entre as 70 melhores. No topo da lista está mais uma vez a Universidade de Harvard, dos Estados Unidos.
O ranking foi montado a partir de uma pesquisa para convidados com respostas de pelo menos 17 mil professores de diferentes países. Os resultados reforçam a posição predominante das universidades americanas. Na lista das 10 melhores estão sete instituições dos Estados Unidos, duas do Reino Unido e uma do Japão. No total, das 100 universidades que receberam a melhor reputação, 19 países estão representados, sendo que a USP é a única brasileira na lista.
No levantamento, os acadêmicos entrevistados destacaram o que eles acreditavam ser o mais forte das universidades para o ensino e a pesquisa. Depois de Harvard - que alcançou a pontuação máxima no ranking - aparecem o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), também americano, Universidade de Cambridge (Reino Unido), Universidade de Stanford (EUA), Universidade da Califórnia - Berkeley (EUA), Universidade de Oxford (Reino Unido), Universidade de Princeton (EUA), Universidade de Tokyo (Japão), Universidade da Califórnia - Los Angeles (EUA) e Universidade de Yale (EUA).
Esse é o segundo ano que o ranking de reputação - um dos quesitos que compõe o ranking mundial de universidades do THE - é divulgado. No ano passado, a USP não aparecia na lista e, nesta edição, a instituição paulista se destaca como a única da América do Sul. "A Universidade de São Paulo tem muito a celebrar. Esse resultado pode ser um sinal do crescimento da confiança mundial em relação ao ensino no Brasil", afirma o editor do Times Higher Education, Phil Baty. Segundo ele, o resultado ajuda a atrair professores, pesquisadores, estudantes e investimentos estrangeiros que podem contribuir para melhorar ainda mais o desempenho da instituição.
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