
(do Terra) Neste dia 24 de março de 2012 o clássico Ponte Preta x Guarani completou exatos cem anos de existência. E a partida deste sábado, disputada no Moisés Lucarelli, fez valer a história do dérbi de Campinas. Contando com um gol no fim de Fumagalli em cobrança de pênalti, o Guarani arrancou empate por 1 a 1 fora de casa, que encerrou em movimentado jogo. O confronto viu expulsões nos dois lados, decisões polêmicas da arbitragem e pênalti desperdiçado pela equipe anfitriã.
Curiosamente, a partida havia recebido o nome de "clássico da paz", uma ideia de promover a boa convivência entre as torcidas, que costumam se enfrentar em dérbis.
O clássico começou animado, e logo aos 12min houve polêmica. Enrico invadiu a área, tropeçou em Domingos e a arbitragem assinalou pênalti controverso. Guilherme foi para a cobrança e, para a alegria da torcida verde, finalizou à direita do gol, perto da trave do goleiro Emerson.
A partida seguiu agitada, com o Guarani atacando mais. Aos 20min, Fabinho tentou de voleio e Lauro espalmou para evitar o gol adversário. O volume de jogo seguia maior com a equipe visitante, mas não se convertia em gol.
O jogo voltou a ter tom de polêmica aos 34min, quando Fabinho tentou tirar bola das mãos de Guilherme de forma brusca e foi expulso. Formou-se uma confusão generalizada, e a arbitragem também sacou o cartão vermelho para Wescley, que empurrou um adversário.
Com dez jogadores de cada lado, a Ponte Preta conseguiu uma boa chance de marcar aos 36min. Uendel chutou de fora da área e Emerson espalmou. Bruno Recife completou acidentalmente em direção à própria meta no rebote, e o goleiro do Guarani fez grande defesa para evitar o gol contra.
O bom ritmo da partida prosseguiu depois do intervalo, e a Ponte voltou a criar boas chances. Aos 8min, Gian desviou cobrança de escanteio de Renato Cajá e a bola passou perto da trave direita. Três minutos depois, Roger foi lançado, passou pelo goleiro e foi desarmado antes de conseguir a finalização.
A resposta do Guarani veio aos 17min, com cobrança de falta de Fumagalli que acertou o travessão. O placar finalmente foi alterado aos 26min, para a alegria da torcida da casa. Renato Cajá alçou bola na área em cobrança de falta e Diego Sacoman, sozinho, completou para o fundo das redes.
A partida prosseguiu animada após o gol da Ponte, e o time da casa se manteve no ataque para evitar qualquer chance de pressão do Guarani. Aos 38min Enrico ficou perto de ampliar após cruzamento de Roger, mas finalizou para fora. Já nos acréscimos, a arbitragem considerou pênalti de Gerson em Ronaldo, e Fumagalli fuzilou o gol adversário para empatar a partida.
0 comentários