Papéis se invertem e Corinthians faz clássico contra o São Paulo pensando na Libertadores
(do UOL)Em três oportunidades passadas, o São Paulo enfrentou o Corinthians pelo Campeonato Paulista tendo no confronto seguinte um duelo pela Copa Libertadores. Em 2007, 2009 e 2010, o rival cruzou o caminho do tricolor, mas neste domingo é o time comandado por Tite que entrará no Pacaembu, às 17 horas, pensando no duelo pela competição sul-americana, que acontece na quarta-feira contra o Deportivo Tachira.
Prova disso é que o treinador corintiano resolveu poupar três importantes jogadores. Alex, Emerson e Liedson estão fora da partida e dão lugar a William, Jorge Henrique e Élton. Em 2009, o São Paulo optou por preservar todo o time titular e saiu do Morumbi com um empate por 1 a 1 antes de encarar o Independiente de Medelin.
Dois anos antes, o Corinthians tinha Leão como treinador, mas foi o São Paulo com o time titular que conseguiu a vitória por 3 a 1 e depois viajou ao Chile para encarar o Audax Italiano. Em 2010, o tricolor também colocou os principais jogadores em campo, porém foram os corintianos que venceram por 4 a 3, no único dos três duelos realizado no mesmo palco do jogo deste domingo.
Apesar de deixar de fora três de seus principais jogadores, Tite sabe da importância da partida. “Claro que é importante, podemos retomar a liderança por pontos que é o nosso objetivo, mas tenho que pensar nos atletas e nas condições físicas. Quem está fora do clássico, tem que estar pronto para quarta”, explicou o treinador que terá Douglas no banco de reservas.
“O Douglas não inicia o jogo, mas independente disso temos que ser grande, competitivos e sujar o calção, podemos até perder, mas sem competir, sem vibrar não é a nossa cara”.
Wellington, poupado contra o Comercial na quinta-feira, retorna na vaga de Maicon e formará o meio-campo com Cícero, Jadson e Casemiro, que ganha mais uma chance com Leão. O treinador, no entanto acredita em um rival mais preparado para a partida pelo entrosamento conquistado no ano passado.
“Quando um time muda uma peça e o outro muda cinco, é inegável que quem mexeu mais terá maiores desencontros no início. Mas isso funciona na teoria, todo mundo precisa provar na prática. Ainda estamos em formação. Vamos conversando e montando o time. Os próprios atletas sabem que ainda têm muito a oferecer”, afirmou Leão.
No comando do São Paulo - essa é a segunda passagem dele pelo tricolor -, Leão tem um aproveitamento de 60% em clássicos e perdeu apenas dois dos dez jogos que comandou contra os rivais do Estado. Apesar disso, nos últimos 14 jogos entre as equipes, o São Paulo só conseguiu vencer uma vez, o que não preocupa o treinador. “Acho que valerá a pena assistir ao clássico”.
CORINTHIANS X SÃO PAULO
Data: 12/02/2012 (domingo)
Horário: às 17h (de Brasília)
Local: Pacaembú, em São Paulo (SP)
Árbitro: Raphael Claus
Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho e Vicente Romano Neto
CORINTHIANS
Julio Cesar; Alessandro, Wallace, Leandro Castan e Fábio Santos; Ralf, Paulinho e Danilo; Jorge Henrique, Elton e Willian. Técnico: Tite
SÃO PAULO
Denis; Piris (João Filipe) Rhodolfo, Paulo Miranda e Cortez; Wellington, Casemiro, Cicero e Jadson; Lucas e Willian José. Técnico: Emerson Leão
0 comentários