Ex-ditador Manuel Noriega chega ao Panamá extraditado da França


(do UOL) O ex-ditador Manuel Noriega, 77, chegou na noite deste domingo ao Panamá. Ele foi extraditado da França, após passar mais de 20 anos cumprindo penas em prisões americanas e francesas pelos crimes de tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro.

O prisioneiro embarcou em um voo que partiu de Paris e fez escala em Madri. Segundo as autoridades espanholas, o voo da companhia aérea Iberia decolou às 13h57 locais (10h57 de Brasília) de Madri. Ele chegou ao Panamá às 18h10 locais (21h10 de Brasília).

O ex-ditador viajou custodiado por agentes panamenhos e acompanhado por um médico procedente de seu país. Como tem mais de 70 anos, pode ter direito a cumprir a pena em prisão domiciliar.

Noriega irá direto para o presídio de segurança máxima El Renancer, localizado em uma antiga base militar norte-americana, a 30 km da capital.

Para comprovar que estava preparado para esta viagem, no sábado fez exames médicos na prisão de La Santé de Paris, na qual esteve desde que chegou à França em 27 de abril de 2010 procedente dos Estados Unidos, de onde também foi extraditado.
INFORMANTE DA CIA

Noriega foi aliado dos EUA e informante da CIA durante anos. Mas, depois de assumir o poder, em 1982, envolveu-se com traficantes de drogas e na morte de um rival político. Em 1989, na invasão dos EUA ao país, ele foi derrubado do poder e capturado.

Em seu país natal, foi condenado por três assassinatos e sentenciado a 20 anos de detenção por cada um deles. Mas, ele pode ter direito a cumprir a pena em prisão domiciliar por ter mais de 70 anos.
Categorias:

0 comentários