Criança é resgatada com vida 21h após colisão de trens na China

(do G1) Uma criança foi resgatada com vida 21 horas depois do acidente entre dois trens-bala no leste da China que matou ao menos 43 pessoas e feriu cerca de 200, no sábado.


De acordo com a agência de notícias chinesa Xinhua, a criança foi achada inconsciente em um dos vagões por equipes de resgate na manhã deste domingo (24). Um dos membros da equipe de resgate, segundo a Xinhua, disse que quando foi encontrada, acriança ainda movia as mãos.


A televisão estatal chinesa disse inicialmente que se tratar de um menino, mas mais tarde corrigiu a informação dizendo que a criança resgatada era uma menina de 4 anos. Ela foi internada, mas ainda não se sabe detalhes sobre seu estado de saúde.




A China demitiu neste domingo três diretores da companhia de trens após a colisão de dois trens-balas que matou ao menos 43 pessoas no sábado e trouxe à tona novos questionamentos sobre a segurança neste tipo de transporte.
Cerca de 200 pessoas estão internadas, 12 delas em estado grave, diz a Xinhua. Dois estrangeiros, cuja nacionalidade não foi revelada, estão entre as vítimas do acidente.
Os trens baterem sobre uma ponte na província de Zhejiang, provocando um descarrilamento e a queda de dois vagões no rio. Segundo a agência estatal, foi o pior acidente desde 2008.
Segundo a mídia estatal, um dos trens teve uma falha de energia após ter sido atingido por um raio. A falha de energia fez com que não funcionasse o sistema de segurança criado para alertar trens sobre outras locomotivas na linha.
Equipes de resgate e bombeiros ainda estão no local em busca de sobreviventes. Nâo se sabe até agora quantas pessoas viajavam nos trens, que colidiram perto da cidade de Wenzhou, na província de Zhejiang, a 1.380 quilômetros ao sul de Pequim.
Ação rápida
Autoridades agiram rápido em desligar os responsáveis pela companhia para tentar acalmar a revolta pública com o acidente. Os três demitidos -o chefe do escritório da companhia em Xangai, o seu adjunto e u chefe do escritório no Partido Comunista- também serão alvo de investigação, disse o Ministérios dos Transportes Ferroviários em comunicado.
Equipes de resgate trabalham em destroços de dois trens em Wenzhou, na província chinesa de Zhejiang, neste domingo (24) (Foto: AP)
Os trens de alta velocidade são o meio de transporte mais popular de longa distância na China. Os trens andam quase sempre lotados, com até 1 mil passageiros.
A China está investindo bilhões de dólares na construção de malha ferroviária de alta velocidade. Recentemente, no dia 30 de junho, o primeiro-ministro chinês Wen Jiabao havia inaugurado oficialmente uma linha de alta velocidade, com custo avaliado em US$ 33 bilhões, entre Pequim e Xangai.
Os grandes investimentos transformaram o setor em foco de corrupção. Segundo uma auditoria estatal, pessoas ligadas à direção das construtoras desfalcaram no ano passado 187 milhões de iuanes (US$ 29 milhões) na linha projetada entre Pequim e Xangai.
Categorias:

0 comentários