(da BBC)O presidente venezuelano, Hugo Chávez, fez na noite desta segunda-feira seu primeiro pronunciamento público desde que voltou à Venezuela e prometeu "vencer essa batalha", em referência ao tumor que lhe forçou a passar por uma cirurgia em Cuba.
Diante de milhares de simpatizantes aglomerados em frente à sacada do palácio presidencial em Caracas, Chávez beijou a bandeira da Venezuela e pediu que "ninguém acredite que minha presença aqui neste 4 de julho significa que ganhamos".
"Tenho certeza de que vocês compreendem perfeitamente as dificuldades desta batalha."
Chávez retornou à Venezuela na madrugada desta segunda-feira, após quase um mês em Cuba, onde foi submetido a tratamento médico.
Ele disse que está começando "a refazer e vencer o mal que se instalou" em seu corpo e agradeceu novamente o ex-líder cubano Fidel Castro, quem lhe deu o diagnóstico de câncer e lhe convenceu a passar por uma cirurgia.
O presidente apareceu na varanda do palácio presidencial em Caracas vestido em um traje militar verde e acompanhado de duas de suas filhas.
Unidade
Segundo analistas ouvidos pela BBC Brasil, a volta de Chávez fortalece a ideia de "unidade" em torno de seu governo e dissipa rumores de disputas internas entre os diferentes setores políticos do chavismo.
"Chávez necessita manter a unidade da revolução e só pode fazer isso estando perto das rédeas do poder", afirmou à BBC Brasil Luis Vicente León, analista político da consultoria Datanalisis.
No dia 30 de junho, o presidente venezuelano admitiu que foi submetido a uma cirurgia para retirada de um tumor cancerígeno na região pélvica, mas até agora não se sabe publicamente qual a gravidade do tumor.
Em suas primeiras declarações ao retornar à Venezuela, a uma TV local, o presidente disse que esse é o "início do retorno" e que continuará cumprindo um rigoroso tratamento médico que inclui, além de medicamentos, repouso e dieta. "Essa (o tratamento) é uma das maiores responsabilidades que assumi. Sou disciplinado", disse.
0 comentários