Chuva mata 3 e tira 167 mil pessoas de suas casas em Santa Catarina

(do G1)As fortes chuvas que atingiram Santa Catarina nos últimos três dias deixaram três pessoas mortas e obrigaram 167 mil a deixar suas casas em 91 municípios. A população total afetada chegou a 192 mil, de acordo com a Defesa Civil do estado.

Oficialmente, apenas dois mortos foram confirmados pelo órgão: um homem de 65 anos morto na quinta-feira (8), em Guabiruba, e outro de 50 anos, que morreu afogado em Itajaí neste sábado (10).
Um terceiro homem, porém, morreu após ser atingido por uma descarga elétrica na sexta-feira (9), enquanto remava em um barco em Rio do Sul, um dos seis municípios atualmente em estado de calamidade pública. De acordo com o protocolo da Defesa Civil, essa morte só será confirmada após a identificação do corpo, que ainda não pôde ser feita porque as águas no local ainda estão altas e a área está energizada por causa da descarga elétrica.

Sistema de monitoramento
Depois das enchentes que atingiram a região em 2008, a Defesa Civil catarinense desenhou um sistema de monitoramento para lidar com esse tipo de desastre natural.

A partir das 18h, o rio Itajaí-Açu já havia baixado para níveis dentro do limite máximo de capacidade. Ele chegou a subir 12 metros e a inundar ruas de Blumenau a uma altura de até 1,5 metro. Foi o caso da Vila Germânica, local onde acontece todos os anos a Oktoberfest. A edição de 2011 da festa está programada para acontecer entre 6 e 23 de outubro.
Também em Blumenau, um deslizamento de terra na quinta-feira (9) atingiu casas que, durante as chuvas de 2008, haviam permanecido intactas. O deslizamento começou por volta das 17h e só foi terminar na madrugada da sexta-feira (9), à 1h.

Depois de três dias de chuvas intensas, porém, os alagamentos começaram a diminuir no município.

Categorias:

0 comentários