(do G1) A Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna lançou neste sábado (6), em Campo Grande, uma cartilha para prevenção de dores na coluna. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), usado pela entidade, a previsão é que 80% da população mundial terá algum episódio de dor na coluna.
O guia traz dicas sobre posturas em casa e no trabalho. O alívio da dor é possível se houver prevenção.
A professora Cleonice Maciel, caiu de um cavalo há dez anos e sofre com dores na coluna e desconforto para dormir e sentar à mesa. “Chego no final do dia, eu estou que não aguento”.
Depois de aprender uma técnica simples para fortalecer os músculos que envolvem a coluna vertebral, a professora se sentiu mais aliviada. “A gente ensina a contração da musculatura profunda e ele vai desenvolvendo este fortalecimento nas atividades diárias e pode fazer em casa”.
O guia conta com orientações preciosas sobre a postura.
Estudos mostram que 13% das consultas médicas feitas no país são de pacientes que se queixam de dores na coluna. O problema está entre as principais causas de pedidos de aposentadoria e afastamentos do trabalho. “Eles estão envolvidos com trabalho e acabam esquecendo do próprio corpo e aí começam a aparecer as dores e vão se agravando”, disse a fisioterapeuta Aline Richter.
As recomendações para uma boa postura valem principalmente para idosos, mulheres grávidas, pessoas que viajam muito e que trabalham em escritórios.


.png)
0 comentários