Os portões do Estádio da Luz serão abertos ao público às 13h30m (11h30m de Brasília) desta segunda-feira. Até o momento, somente familiares e amigos próximos ao craque têm acesso ao interior do local. Às 15h30 (13h30 de Brasília), o corpo passará em cortejo por várias ruas de Lisboa, até a Igreja do Seminário, onde será abençoado em missa realizada para homenagear o ex-atacante.
Eusébio morreu na madrugada deste domingo, em Lisboa, devido a uma parada cardiorrespiratória. O "Pantera Negra", como era chamado, já havia sofrido um AVC há dois anos, na Polônia. Craque do Benfica durante as décadas de 1960 e 70, ele conquistou 11 Campeonatos Portugueses e dois títulos europeus pela agremiação encarnada. O auge do ex-atacante foi na Copa do Mundo de 1966, quando se sagrou o artilheiro do Mundial ao marcar nove gols em seis jogos e liderou Portugal na campanha que resultou no terceiro lugar, a melhor posição do país na história do torneio.
Neste domingo, inúmeras homenagens ao português foram realizadas em todas as partes do planeta. Na Inglaterra, país que presenciou o ápice do ex-atacante na Copa do Mundo de 1966, algumas partidas da Copa da Inglaterra, como os confrontos Liverpool x Oldham e Manchester United x Swansea, tiveram um minuto de aplausos. Além disto, a estátua feita em homenagem ao ex-jogador, na entrada do Estádio da Luz, foi tomada por dezenas de fãs ao longo da tarde.
0 comentários