SC: nível do rio Itajaí passa dos 8 metros e Blumenau é alagada

Em Blumenau, no Vale do Itajaí, chuva causou transtornos aos moradores
O nível do rio Itajaí-Açu passou dos 8 metros neste domingo e começou a alagar as primeiras ruas da cidade de Blumenau (SC).  De acordo com a cota de enchente mantida pela prefeitura, as primeiras ruas começam a alagar com 7 metros e 40 centímetros. No balanço divulgado no fim da manhã, a água chegava  aos 8,07 metros, o que causa alagamentos em oito ruas e avenidas da cidade.

De acordo com as previsões do Centro de Operações do Sistema de Alerta (CEOPS) - órgão vinculado á Universidade de Blumenau (FURB) -, o nível do rio pode alcançar os dez metros até a noite deste domingo, o que poderia causar alagamentos em mais de 30 logradouros. 

O prefeito Napoleão Bernardes pediu, durante entrevista coletiva realizada no final da manhã, que a população fique atenta às medições realizadas de hora em hora e nas previsões oficiais. Pelo menos 108 ocorrências, segundo a Defesa Civil local, foram atendidas até o meio-dia deste domingo, sendo a maioria delas pequenos deslizamentos de terra. Outra cidade onde a situação preocupa é Rio do Sul, onde 14 abrigos estão ativados. 

A Defesa Civil do Estado afirma que a previsão para a tarde deste domingo é de muita chuva, com acumulados superiores aos 100 mm em algumas regiões.  “Considerando que entre sexta e sábado já choveu o equivalente a todo mês de setembro, a Defesa Civil alerta para riscos de mais alagamentos, inundações e deslizamentos nas próximas horas”, afirma.

O secretário estadual de Defesa Civil, Milton Hobus, informou que já são cinco mil desalojados no estado e que a situação deve se agravar. 
Categorias: ,

0 comentários