Ao produzir documentário, irmãos irlandeses encontraram uma imagem em que os homens registrados na icônica 'Men at lunch' aparecem abanando |
Mas sua popularidade contrasta com o grau de conhecimento sobre a fotografia tirada em 1932. Não se sabe quem a tirou, não se conhece a maioria dos nomes dos homens que nela aparecem, e muitos acreditam erroneamente que ela representa a construção do Empire State Building.
É esta condição ambivalente de notoriedade e mistério que dois cineastas decidiram investigar depois de encontrar uma cópia da fotografia em um bar na Irlanda. Na ocasião, segundo conta a revista Time, os irmãos Seán e Eamonn Ó Cualáin descobriram que entre os 11 trabalhadores da foto icônica havia dois irlandeses locais: Sonny Glynn e Matty O'Shaughnessy.
A investigação sobre seu autor, seus outros nove integrantes e demais curiosidades está sendo transformada em 'Men at lunch' ('Homens almoçando', em tradução livre), documentário dos irmãos Ó Cualáin. Um dos resultados foi a descoberta de uma outra versão da foto, na qual os trabalhadores, na mesma condição serena, acenam ao fotógrafo desconhecido.
Como a tarefa tem se mostrado árdua, eles esperam contar com a própria ajuda do público, que através do Facebook e do Twitter pode ajudá-los com dados ainda hoje, mais de oito décadas depois, desconhecidos.
0 comentários