![]() |
"O deslocamento aéreo depende das condições meteorológicas. Se a aeronave não puder chegar em determinado lugar, ele tem outros modos de chegar e nós estamos adaptando essas situações. Nem sempre os meios aéreos podem decolar e pousar em qualquer ponto, mas só vamos saber disso em cima da hora. Isso é normal. Precisamos ter outras alternativas e temos várias", afirmou o general William Abraão, comandante da 12ª Brigada de Infantaria Leve Aeromóvel.
A programação prevê a chegada do papa de helicóptero às 9h30 desta quarta-feira, no estacionamento intermediário do Santuário Nacional de Aparecida. Segundo a agência meteorológica Climatempo, a temperatura na cidade do interior paulista não passa de 13 °C nesta quarta-feira, com chuva durante todo o dia.
"Estamos realizando os últimos ensaios. Em relação à questão da condição meteorológica, estamos fazendo alguns acertos, adaptações em função da possibilidade das aeronaves não conseguirem chegar aqui. Tudo isso está sendo ativado um plano alternativo, que já havíamos realizado e apenas estamos colocando em execução. Tudo está correndo bem, sem problemas", explicou o general.
O militar afirmou que a segurança local está preparada para qualquer tipo de contingência, prova disso foi o que aconteceu com um artefato encontrado em um dos banheiros do santuário na última segunda-feira. O general preferiu não dar mais detalhes, mas afirmou que o fato serviu para que os membros da segurança simulassem um possível problema.
"Ensaiamos bastante. Às vezes uma mudança de planejamento repentino, quem não tem plano alternativo, pode se sujeitar a uma contingência. Treinamos todas as contingências e esperamos que não aconteça nada de diferente. Iríamos fazer essa simulação na parte da tarde e a entrada desse material acabou servindo para fazer essa simulação", disse.
O prefeito de Aparecida, Marcio Siqueira, afirmou que a expectativa para a chegada do Papa é grande e que a cidade está preparada para recebê-lo. "As grades para o percurso do papamóvel serão colocadas até o começo desta noite. Decidimos antecipar a montagem. Além disso terão alguns policiais do exército no percurso, mas nada de bloqueio, só das grades", disse o prefeito.
Segundo ele, o que aconteceu no Rio de Janeiro, quando fiéis cercaram o carro onde o papa Francisco estava, serviu de alerta para os organizadores da cidade paulista. "Tudo foi planejado, a cidade é pequena e o percurso menor. Não estava prevista da maneira que ocorreu, mas a passagem dele foi meio desastrosa. Aqui não, tudo está preparado. Acredito que não teremos os problemas que tiveram no Rio de Janeiro, onde até a segurança do papa ficou comprometida, no meu modo de ver", completou.
A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos com o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países. O JMJ 2013 marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março deste ano.

0 comentários