Mundo,
Notícias
»
Em Boston, Obama ressalta espírito americano: "vamos terminar a corrida"
Em Boston, Obama ressalta espírito americano: "vamos terminar a corrida"
Em discurso na Catedral Santa Cruz, em Boston, o presidente americano reafirmou que os responsáveis pelos atentados serão achados e levados à Justiça
|
Obama discursa na catedral de Boston diante de duas mil pessoasFoto: AP |
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ressaltou o espírito americano de força, solidariedade e resiliência durante uma homenagem às vítimas das explosões que atingiram a linha de chegada da Maratona de Boston. Em um ato ecumênico realizado nesta quinta na catedral da cidade, o líder americano afirmou que o país não vai se deixar abalar pela tragédia e que ano que vem Boston vai "correr novamente": "Nós vamos terminar a corrida".
Na última segunda, três pessoas morreram e mais de 180 ficaram feridas quando duas bombas explodiram com poucos segundos de intervalo entre a multidão que acompanhava os metros finais de uma das mais tradicionais maratonas do mundo. Ainda não há suspeitos sobre a autoria dos atentados.
Obama classificou as explosões como "atos de terrorismo" e disse que os responsáveis, sejam eles estrangeiros ou americanos, serão levados à Justiça. Hoje, Obama repetiu as mesmas palavras de pronunciamentos anteriores. "Sim, nós o acharemos. Sim, nós o levaremos à Justiça".
Mas durante maior parte do discurso, o presidente americano preferiu ressaltar a resiliência da cidade e seus cidadãos. Disse que a cidade vai se recuperar "porque é disso as pessoas de Boston são feitas". Obama disse que o "espírito de Boston é destemido" e que "há um pedaço" da cidade nele e em cada americano, pois o município é um símbolo dos Estados Unidos e uma das principais cidades do mundo. "Por um momento, nós podemos desabar, mas nós levantaremos e seguimos adiante", disse o presidente diante de 2 mil pessoas presentes no templo. "Mesmo quando nosso coração dói, encontramos forças que achávamos que não tínhamos. E nós seguimos adiante".
0 comentários