Mundo,
Notícias
 »  
									     Coreia do Norte fecha acesso a complexo industrial pelo 2º dia
 
Coreia do Norte fecha acesso a complexo industrial pelo 2º dia
| 
Entrada de sul-coreanos no complexo industrial de Kaesong foi impedida novamente nesta quinta-feira (horário local) | 
| 
A Coreia do Norte impediu na manhã desta quarta-feira que trabalhadores sul-coreanos entrassem no complexo industrial de Kaesong, anunciou o governo em Seul 
Foto: AP | 
A Coreia do Norte manteve fechado nesta quinta-feira, pelo segundo dia consecutivo, o complexo industrial de Kaesong, constatou a agência AFP na fronteira com a Coreia do Sul. Ao menos 40 veículos aguardavam para cruzar a fronteira em direção a Kaesong, no lado norte-coreano, quando o serviço de alto-falante anunciou que deveriam retroceder.
Esta é a segunda vez que a Coreia do Norte, imersa em uma longa campanha de ameaças contra a Coreia do Sul e os EUA, nega o acesso de sul-coreanos ao complexo. Em março de 2009 a passagem foi bloqueada durante um dia inteiro por causa de outro episódio de tensão.
Centenas de sul-coreanos cruzam todos os dias a fronteira para este complexo industrial, onde mais de 100 empresas da Coreia do Sul empregam aproximadamente 54 mil norte-coreanos.
Este projeto entre as duas Coreias começou a funcionar em 2004, após a aproximação histórica entre Pyongyang e Seul no começo da década de 2000, e é o único que sobreviveu às contínuas crises entre os dois países.
As empresas sul-coreanas se beneficiam de uma mão-de-obra especialmente barata, enquanto para o Norte é uma via de entrada de divisas estrangeiras.
 
 
 
 
0 comentários