Button tenta igualar recorde de Schumacher no GP da Austrália
 |
Shumacher vence GP da Austrália em 2004; Ferrari fez dobradinha com Barrichello em 2º |
Com uma vitória em Melbourne, Jenson Button pode alcançar Michael Schumacher em pelo menos um dos muitos recordes do alemão. Se receber a bandeira quadriculada neste domingo, o piloto da McLaren conquistará a sua quarta vitória no GP da Austrália, igualando o feito do heptacampeão, que venceu nesta pista em 2000, 2001, 2002 e 2004. Button coleciona os troféus de 2009, 2010 e 2012. Atual tricampeão, Sebastian Vettel venceu apenas em 2011.
O inglês terá uma tarefa dura. O modelo MP4-28 da McLaren, que já tinha apresentado problemas de aderência durante os testes em Jerez e em Barcelona, na pré-temporada, vai ter de enfrentar uma pista pouco emborrachada. Albert Park é um circuito de rua, com trechos usados por carros de passeio durante boa parte do ano. Por isto, o asfalto é muito liso. Durante o final de semana de treinos e na corrida, com os carros passando repetidamente pelo mesmo traçado, um “trilho” de borracha acaba se formando. A evolução da pista deve ajudar os carros que estão mais instáveis, como a McLaren.
Outra particularidade do circuito é o grande número de folhas em algumas partes da pista. Este pode ser um fator decisivo, mas ao mesmo tempo incontrolável. Principalmente se a corrida for disputada sob muito calor, o risco de superaquecimento do motor precisa ser constantemente monitorado pelas equipes. Sugadas para os radiadores, as folhas dificultam a entrada de ar nos motores para o resfriamento do carro.
Para o vencedor da prova, uma boa notícia: o primeiro colocado em Albert Park foi o campeão da temporada em 11 dos 17 GPs da Austrália disputados no circuito.
0 comentários