Ciência,
Notícias
»
Condição de 'mão espelhada' salva menino de mais de 100 tumores
Condição de 'mão espelhada' salva menino de mais de 100 tumores
|
Por causa da condição rara, Ethan consegue escrever com as duas mãos ao mesmo tempoFoto: Reprodução |
(do Terra) O pequeno Ethan Burn sofre de uma rara condição que faz com que suas mãos ajam de forma "espelhada", ou seja, uma imita os movimentos da outra. Quando ele segura algum objeto em uma mão, a outra copia exatamente a mesma ação. Apesar de estranha, a condição do britânico foi o que salvou sua vida. Foi graças a essas características que médicos puderam identificar um tumor crescendo atrás de seu olho esquerdo. Mais tarde, a equipe descobriu mais de cem tumores a serem tratados.
De acordo com o jornal britânico Daily Mail, a descoberta do tumor se deu quando médicos estavam investigando a rara condição de Ethan. Por sorte, ele recebeu tratamento da equipe médica, que salvou sua vida a tempo. "Ethan tem passado por tanto tratamento para salva-lo, mas ainda bem que os médicos finalmente encontraram uma forma de tratar todos os tumores", afirmou a mãe do menino, Orme Burn. "Por sorte ele nasceu com as mãos 'espelhadas. E se não fosse o exame, poderia ser muito tarde quando descobrissem o tumor", disse.
A condição de Ethan foi notada primeiramente pela mãe quando ele tinha apenas quatro meses de idade, mas só foi diagnosticada quando ele tinha dois anos. "Notei quando coloquei uma bola em sua mão e a outra começou a se abrir e imitar os movimentos", conta Orme. Segundo os pais do menino, ele consegue até mesmo escrever com as duas mãos. Uma das primeiras dificuldades da condição foi encontrada na hora de comer, pois Ethan não conseguia segurar o prato com uma mão e a colher com a outra. "Era tão frustrante para ele, ele virava as comidas no colo", conta a mãe.
Após a descoberta do câncer no olho, Ethan começou a quimioterapia imediatamente. Ao longo do tratamento, médicos descobriram mais "sementes" de tumor que estavam começando a crescer. No total, foram tratados mais de 100 tumores atrás de seu olho esquerdo. Além da quimioterapia, Ethan passou por tratamento com laser e crioterapia - congelamento dos tumores -, além de ter uma placa radioativa aplicada diretamente em seu olho.
A doença fez com que Ethan perdesse a visão no olho esquerdo, mas, segundo a mãe, isso não o impede de andar de bicicleta, jogar tênis e brincar. Porém, o menino pode acabar perdendo o olho caso apareçam mais tumores no futuro.
0 comentários