![]() |
Em pleno ano de 2012, a eterna musa está em toda parte Foto: Reprodução / Reprodução |
Morte de Marilyn Monroe completa 50 anos neste domingo
Mesmo após sua morte, a atriz continua sendo a maior diva da arte contemporânea
(do Santa) Nos cinemas, na moda e na literatura, as inconfundíveis madeixas louras e a pinta no canto da boca de Marilyn Monroe ainda são inspiração. Em pleno ano de 2012, a eterna musa está em toda parte. Nem parece que domingo sua morte precoce completa 50 anos.
Além de ser um dos maiores ícones de beleza do Século XX, Marilyn teve uma considerável carreira no cinema. Foram mais de 30 filmes no currículo – das pequenas pontas a papéis clássicos, como a inesquecível cena do vestido esvoaçante.
Sobre a falta que Marilyn faz para a sétima arte, o cineasta de Balneário Camboriú André Gevaerd ressalta que, com sua morte, o mundo perdeu mais que uma estrela, um dos ícones que levou o cinema a outro patamar.
— Acho que toda vez que o cinema perde um ícone ainda é possível reviver a pessoa pela obra deixada. Mas Marilyn, além de ser uma atriz fenomenal, tem uma história de ascensão e queda incrível. Ela foi uma das nossas estrelas mais sensuais do cinema mundial. Não é apenas no cinema que Marilyn é referência.
A professora de Arte e Cultura Contemporânea do curso de Artes da Furb Lindamir Junge destaca a importância dela para o mundo das artes. Ela está presente nas salas de aula e é tema desde a pop art até a influência de estilo para roupas, modelagens e clássicos vestidos.
— Na verdade, Marilyn é um ícone da moda e da arte. Inspira artistas plásticos, estudantes de moda e de design até hoje. Mesmo após tanto tempo, sua figura ainda inspira. Claro que olhamos apenas para o lado positivo da musa que ainda vemos muito presente no design gráfico e industrial — ressalta.
Mais que uma atriz, um ícone
O especialista e professor de cinema da Furb Rafael Bona, concorda que Marilyn tem uma relevância muito mais icônica para as artes de um modo geral, do que apenas para o cinema, como atriz.
— Eu sempre falo isso: Meryl Streep e Susan Sarandon são atrizes. Julia Roberts e Marilyn são estrelas. Sim, são atrizes também, mas estão na classe das estrelas. Essa opinião sempre foi debatida entre os críticos. Ela tem seu enorme talento, sua beleza inigualável... mas o ícone Marilyn é mais forte que a atriz Marilyn.
De acordo com o especialista ela deixou um legado de fantasia, beleza e com carisma soube trabalhar muito bem sua imagem na mídia.
— A pinta no rosto e a cena da saia já se tornaram referência mundial. Madonna a copia e se inspira em trajes, jeitos e na vida pessoal de Marilyn, algo que pode ser visto em vários de seus videoclipes como Material Girl. Até Smurfette caiu nas graças e se rendeu a Marilyn reinventando a cena da saia no filme Smurfs.
0 comentários