Tuenti: rede social móvel focada em privacidade está no ar

Com 14 milhões de usuários registrados, Tuenti está disponível em nove idiomas. Foto: Tuenti.com/Reprodução
Com 14 milhões de usuários registrados, Tuenti está disponível em nove idiomasFoto: Tuenti.com/Reprodução

(do Terra) A partir desta segunda-feira (23), está disponível para usuários de todo o mundo a rede de comunicação social Tuenti, com foco em privacidade e mobilidade. Tuenti oferece um modelo de privacidade simples e forte: converse com todos, compartilhe apenas com os amigos. "O que circula em Tuenti permanece no Tuenti, não é indexado por buscadores como o Google", destaca Sebastián Muriel, vice-presidente de desenvolvimento corporativo. Com um serviço de mensagens em nível global, multiplataforma e compatível com Android, BlackBerry, iPhone, Windows Phone e qualquer navegador web ou móvel, Tuenti tem hoje 14 milhões de usuários registrados e espera, em um ano, chegar a 25 milhões, de acordo com Muriel. . A questão da privacidade e o foco na mobilidade são o grande diferencial da Tuenti em relação a outras redes sociais. Diferentemente do Facebook, por exemplo, cujas configurações de privacidade são "bastante complexas", diz Muriel, e cujos perfis podem ser acessados por buscadores, o modelo do Tuenti aposta na simplicidade, diferenciando 'amigos' e contatos'. Amigos são as pessoas que podem ver texto, fotos, enfim, tudo que o usuário compartilha, os chamados 'momentos'. Já contatos são as pessoas com quem se pode bater papo, mas que não têm acesso aos 'momentos'. Esta privacidade vem definida como padrão, o que permite compartilhar experiências sem temer que elas possam ser vistas por desconhecidos ou que apareçam em buscadores web. "Este modelo facilita que o usuário tenha controle real sobre aquilo que compartilha", afirma Zaryn Dentzel, CEO da Tuenti. Tuenti é centrado fundamentalmente no celular (são mais de 6 milhões de usuários de aplicativos móveis), complementado pelo acesso web. "É uma rede "que vai com você ao lugar que você for", diz Muriel. "Você começa a conversar com um amigo no PC, retoma a conversa no metrô, enquanto vai para casa, e ao chegar pode voltar à web, ou continuar pelo celular, inclusive o celular de um amigo, como quiser". Com o histórico do chat completo, disponível simultaneamente em qualquer dispositivo na nuvem, as mensagens sempre estarão sincronizadas. Além disso, a informação é enviada de forma segura por SSL. É assim que a Tuenti responde à mudança da comunicação social, que é cada vez mais móvel. Em versão beta ("estamos sempre nos aprimorando e prestamos muita atenção ao feedback dos usuários", destaca Muriel), Tuenti é 100% gratuito, funciona com todas as operadoras móveis, é compatível com qualquer conexão de dados padrão e está no ar em nove idiomas: inglês, espanhol, português, francês, alemão, italiano, holandês, eslovaco e checo. "Pessoas nos países árabes, ou asiáticos como China e Japão, também podem integrar-se à rede usando, por exemplo, o inglês", diz Muriel. Criada em 2006, Tuenti era acessível, inicialmente, apenas por convite. Hoje, o usuário ao se cadastrar na versão beta deve confirmar seu número de telefone. O site é líder em tráfego na Espanha e uma das empresas de tecnologia de maior sucesso na Europa, com 40 milhões de páginas vistas por mês e 400 milhões de mensagens de chat enviadas por dia. Vinte amigos O nome da plataforma, "Tuenti" é um trocadilho com tu entidad ("sua identidade") e twenty ("vinte"). Depois de analisar milhões de mensagens, a empresa comprovou que a maioria dos usuários se comunica com somente 20 pessoas, e que 90% das mensagens enviadas sempre têm como destinatários alguns poucos amigos. Este conhecimento é a base do modelo de privacidade único de Tuenti. Como diz Dentzel, "Por que chamar a todos de 'amigos' quando só 20 deles são amigos verdadeiros e o restante apenas contatos?" Sobre Tuenti Tuenti é uma start-up de comunicação social com sede em Madri, dirigida por Zaryn Dentzel, um jovem norte-americano que é o CEO da empresa. Tuenti conta hoje com mais de 250 trabalhadores de 22 países diferentes. Seu principal acionista é a Telefônica, um grupo internacional de telecomunicações que se transformou em um investidor estratégico em 2010.
Categorias: ,

0 comentários