Otan diz ser "provável" que tenha realizado ataque no Paquistão


(do UOL) Um porta-voz da Otan, a aliança militar do Ocidente, afirmou à emissora britânica de TV BBC que é "altamente provável" que uma aeronave pertencente à aliança tenha sido responsável por um ataque a um posto militar no Paquistão.

Segundo o general de brigada Carsten Jacobson, citado pela rede de TV, as investigações sobre o caso já estão em curso. Ele ofereceu também suas condolências ao Paquistão e às vítimas do bombardeio.

Helicópteros da Otan atacaram uma base militar ao noroeste do Paquistão no sábado, fazendo com que o país fechasse rotas vitais de apoio às tropas da aliança lutando no Afeganistão, disseram as autoridades paquistanesas.

O ataque, que matou ao menos 25 soldados paquistaneses, é o pior incidente do tipo desde que o Paquistão se aliou a Washington imediatamente após os ataques de 11 de setembro de 2001 contra os Estados Unidos.
O número de mortos pode ser maior, uma vez que duas fontes militares disseram que perderam 28 soldados no ataque à base Salala, que fica a cerca de 2,5 km da fronteira com o Afeganistão.

REAÇÃO

Em resposta ao bombardeio, o Paquistão protestou energicamente perante a Otan e os Estados Unidos pelo ataque aéreo, ocorrido em uma zona tribal no noroeste do país, e manifestou "indignação" por conta do episódio.

"O primeiro-ministro Yousouf Raza Gilani condenou energicamente o ataque realizado pela Otan contra um posto militar paquistanês. Conforme as suas instruções, esta mensagem foi transmitida pelo Ministério das Relações Exteriores à Otan e aos Estados Unidos nos termos mais fortes", afirmou a chancelaria em um comunicado.

Em represália pelo ataque, o Paquistão decidiu interromper os comboios de abastecimento para a Otan no Afeganistão que passam por seu território e convocou Cameron Munter, o embaixador dos EUA em Islamabad, para "apresentar um forte protesto" pela ação.

O ataque aéreo, segundo autoridades paquistanesas, ocorreu na madrugada deste sábado, em um posto de checagem na região tribal de Mohmand.
Categorias:

0 comentários