Festa celebra 200 anos da Associação Comercial da Bahia em Salvador

(do G1) A primeira associação de classes da América Latina completou 200 anos com grande festa em Salvador.
O casarão iluminado enfeitou a praça Conde dos Arcos. A festa de aniversário foi a primeira depois da grande reforma de toda a estrutura. O casarão ganhou ainda terminais informatizados, que ajudam a contar a história da associação, criada para atender às necessidades dos comerciantes baianos no século 19 e que nunca deixou de funcionar.
“Com a abertura dos portos às nações amigas em 1808, a primeira praça do comércio criada no Brasil foi aqui. Desta praça do comércio surgiu então a Associação Comercial da Bahia. É o primeiro grande entreposto de comércio internacional do Brasil praticamente independente e que hoje celebra 200 anos”, conta o historiador Francisco Sena.
O presidente da Associação, Eduardo de Castro, reafirma a antiguidade histórica. “É uma entidade de classe mais antiga do Brasil, das Américas e da Europa Ibérica. Todo o sistema de associações, federações, sindicatos tem início aqui em 15 de julho de 1811”, diz.
A cerimônia de aniversário começou no salão nobre com o lançamento do selo postal comemorativo. Em seguida, medalhas comemorativas da Casa da Moeda do Brasil, em homenagem à data, foram entregues ao presidente da associação, ao presidente do conselho superior e ao governador Jaques Wagner.
“Mostra a decisão dos fundadores continuadas através do dois séculos, no sentido de modernizar a Bahia, de unir a classe empresarial, de buscar soluções para que a nossa Bahia possa cada vez mais ser justa socialmente, forte economicamente e na nossa democracia”, comenta o governador.
Também estavam presentes o prefeito de Salvador, João Henrique, e autoridades como a presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Telma Britto, o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo, e o ministro do Desenvolvimento Agrário, o baiano Afonso Florence, que representou a presidente Dilma Rousseff.
“Eles sempre estiveram com as portas abertas desta casa secular, histórica, emblemática, para discutirmos temas importantíssimos como as ‘diretas já’, como o PDDU de Salvador, a Copa do Mundo”, explica o prefeito.
Categorias:

0 comentários