França resgata mais 75 corpos de vítimas do voo 447

(da Folha.com) O BEA (Birô de Investigações e Análise), órgão do governo francês encarregado das investigações sobre o acidente com o voo 447 da Air France, informou nesta segunda-feira que foram resgatados do oceano mais 75 corpos de vítimas. O acidente ocorreu em 2009, quando o Airbus que fazia a rota Rio-Paris caiu no mar e causou a morte de 228 pessoas.

A informação é do presidente da Associação dos Familiares de Vítimas do Voo 447, Nelson Faria Marinho, que disse ter recebido comunicado do governo francês.
De acordo com Marinho, nenhuma informação sobre a identificação dos corpos já resgatados foi mencionada, nem quando serão colhidas amostras do DNA dos parentes para uma eventual análise.
"Imagino que eles vão esperar resgatar todos os corpos para divulgar mais detalhes", disse. No caso das famílias brasileiras, segundo Marinho, talvez não seja necessário colher material genético, já que isso foi feito pela Polícia Federal na época do acidente e os dados podem ser disponibilizados aos peritos franceses.
Marinho disse que os familiares das vítimas aguardam há quase um mês uma reunião com a presidente Dilma Rousseff para tratar de questões burocráticas envolvendo o governo francês, como a devolução de pertences e eventuais indenizações. "Chegaram a anunciar que teríamos prioridade, mas até agora nada foi agendado", afirmou.
Por meio de nota, o Planalto afirmou que Dilma "se comprometeu a receber os representantes dos familiares. A audiência não foi marcada anteriormente porque a presidenta se recuperava da pneumonia e retomou a rotina de sua agenda nos últimos dias. O encontro com os representantes dos familiares deve acontecer nos próximos dias".
Ainda segundo o Planalto, a Presidência e o Ministério da Defesa "vêm recebendo as demandas da associação e realizando o que está ao alcance do governo brasileiro no caso".
DNA
No início de maio, dois corpos foram resgatados dos destroços do avião pelo navio Ile de Sein.
Como os resultados dos testes para tentar extrair o DNA dos ossos dessas duas vítimas foram positivos, o que irá permitir suas identificações, as autoridades francesas decidiram continuar o resgate dos corpos.
Na época do acidente, 50 corpos já haviam sido resgatados na região da queda. Com os 75 corpos retirados até agora, as vítimas recuperadas chegam a 127.
Em carta enviada às famílias na semana passada, o governo francês afirmou que peritos estão fazendo "todo o possível" para resgatar os corpos, com base na orientação da Justiça francesa de que os restos mortais muito degradados não poderão ser retirados do fundo do mar.
Como todas as peças do avião necessárias às investigações já foram retiradas, a operação se concentrará agora exclusivamente no resgate dos corpos.

DADOS
Quase dois anos após a queda do avião que fazia o voo 447, entre o dia 31 de maio e 1º de junho de 2009, o BEA divulgou na sexta-feira (27) os primeiros dados registrados nas caixas-pretas.
O relatório aponta que o avião caiu por 3 minutos e 22 segundos antes de tocar a superfície do oceano a uma velocidade de cerca de 200 km/h.
Segundo o BEA, o relatório descreve "de maneira factual a sequência dos acontecimentos que levaram ao acidente". As primeiras análises definitivas serão apresentadas somente no fim de julho. "Só depois de um trabalho longo e minucioso de investigação é que as causas do acidente serão determinadas e as recomendações de segurança serão emitidas, o que é a principal missão do BEA", informou o órgão.

Uma das turbinas do Airbus A330 da Air France foi retirada do fundo do mar; veja outras fotos
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REPORTAGENS
O anúncio do BEA foi feito após pressão da imprensa internacional nas últimas semanas, quando foram publicadas reportagens com especulações sobre as causas do acidente.
Após o resgate das caixas-pretas e a confirmação de que os dados do voo poderiam ser lidos, os investigadores franceses haviam informado que a análise do material duraria meses.
O jornal francês "Le Figaro" informou que a análise preliminar das caixas-pretas do Airbus apontava para um erro dos pilotos como motivo do acidente. O BEA desmentiu as informações, mas resolveu antecipar a divulgação dos primeiros dados recuperados.
No domingo (22), a revista alemã "Der Spiegel" noticiou que o avião sofreu uma parada súbita provocada por gelo acumulado nas sondas de velocidade Pitot e que o comandante do voo, Marc Dubois, não estava na cabine na hora do acidente. O sindicato de pilotos da Air France rechaçou as reportagens.
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